OFICINA CURATORIAL Práticas permeáveis: curadoria e educação

Como parte de suas ações de formação, a Fundação Bienal, em parceria com o Sesc-SP, organiza uma oficina para curadores, artistas, educadores, agentes culturais e pesquisadores interessados em estudar processos curatoriais e educativos.

Idealizado pela equipe curatorial da 32ª Bienal, o programa conjuga encontros em grupo com sessões individuais em que os participantes são convidados a discutir e elaborar estratégias de atuação e realização de seus próprios projetos. As conversas e apresentações dos convidados serão focadas em três eixos centrais: descolonização; aprendizagem e desaprendizagem; genealogias e ficção.

A oficina busca instaurar um espaço em que os projetos apresentados possam ser testados, pensados e direcionados em um processo de experimentação conjunta. Os integrantes também terão a oportunidade de se aproximar do processo de construção da 32ª Bienal de São Paulo e conhecer as práticas dos interlocutores, curadores, artistas e profissionais envolvidos para além da exposição.

Espera-se que cada participante apresente um projeto e tenha uma postura ativa no desenvolvimento e direcionamento da oficina. Para participar da seleção é necessária disponibilidade para comparecer a todos os encontros.

24 a 28 de outubro • 10h às 13h e 14h às 18h

Locais dos encontros: Pavilhão Bienal (Parque Ibirapuera) e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Bela Vista)
Os encontros serão feitos em português e inglês. Não haverá tradução
12 vagas disponíveis. Gratuito.

Seleção

Envio de um CV e/ou portfólio + uma carta de intenção (com até 500 palavras) introduzindo sua prática, linhas de pesquisa e interesses + projeto curatorial ou educativo em desenvolvimento.

Todo o material deve estar reunido em um único arquivo PDF com até 20MB intitulado ''NomeSobrenome_PraticasPermeaveis".  

As inscrições devem ser feitas até 26/9 pelo email oficinacuratorial@bienal.org.br

O programa disponibiliza cinco bolsas-viagem (passagem + hospedagem) para participantes não residentes em São Paulo

A lista de selecionados será divulgada no dia 3 de outubro de 2016 no site 32bienal.org.br