Pesquisas sobre o soundsystem TabomBass de Vivian Caccuri

Vivian Caccuri participou dos Dias de Estudo da #32bienal em Acra, capital de Gana, onde pesquisou a cultura local de soundsystems, conheceu produtores musicais e conversou com líderes religiosos da etnia Ga. Nas caminhadas pelo bairro de Jamestown, local onde oito famílias de ex-escravos brasileiros se instalaram após terem sido exilados do Brasil em 1836, a artista testemunhou alguns eventos tradicionais, em sua maioria cerimônias de funerais que são extremamente festivas e dançantes:

Com Numo Akwaa Mensah III, um dos líderes religiosos dos Ga, Vivian conversou sobre música, silêncio, a função dos altares e suas configurações, e discutiu com o sacerdote possibilidades de formas para o soundsystem TabomBass que foi idealizado pela artista para ser uma espécie de altar para as frequências graves.

Seguindo esta ideia, agora em São Paulo, a artista fez uma parceria com o coletivo Dubversão Sistema de Som, que a acompanhou na construção de todas as partes do soundsystem. O TabomBass foi 100% feito a mão - das caixas aos altofalantes à eletrônica - por quatro profissionais paulistanos.

O soundsystem Dubversão em São Paulo

O soundsystem viajou de Guaianases, Zona Leste, para o Pavilhão da Bienal e está agora em processo de montagem. Veja o vídeo: