Seções de Kalevala com Pia Lindman

Para a #32bienal, a artista Pia Lindman construiu Nose, Ears, Eyes [Nariz, orelhas, olhos], uma cabana de barro usando técnicas tradicionais brasileiras de construção (pau-a-pique), localizada dentro do Pavilhão da Bienal. Funcionando simultaneamente como um gerador de oxigênio natural e um habitat coletivo simbiótico, esta cabana abriga microbiomas, cerimônias, sessões de improviso e de cura, entre outros encontros que convidam o público a explorar aspectos míticos e científicos dos processos vitais.

Semanalmente, a artista pratica sessões de Kalevala com os visitantes da #32bienal, um tratamento de alinhamento ósseo ensinado apenas na Finlândia, pela associação médica Kansanlääkintäseura. Ao dar terapias de cura, Pia Lindman detecta energia em forma de halos, movimentos e bloqueios na pessoa que está sendo tratada. Às vezes, esses fluxos de energia aparecem para a artista como diferentes cores, formas, animais e outras figuras vivas. Essas aparências são a base dos desenhos em nanquim e pastel que ela faz durante um tratamento. Embora sejam pinturas, a artista prefere chamá-las de diagramas.

Pia Lindman descreve como veio a estudar a prática: “Há um ano tive um sonho em que eu podia ver os ossos das pessoas vivas e segui a memória desse sonho fazendo uma aula de alinhamento ósseo Kalevala. Assim que eu me sentei e pus os meus dedos em volta dos pés de uma pessoa que esperava ser tratada, eu me reconectei com a sensação que tive naquele sonho. Para mim, a Kalevala é um acontecimento criativo, em que a pessoa sendo tratada, eu e uma ideia comunal de cuidado e colaboração nos unimos. Realizar o tratamento é ler a linguagem particular de um corpo. Eu me aproximo de uma realidade muito minuciosa e verdadeira da vida: ossos, ligamentos, células, fluidos, e também da vontade e da emoção. Se existe um mistério da vida, posso sentí-lo mais intensamente nesses momentos”.

As seções acontecem às quartas-feiras no espaço Nose, Ears, Eyes (Pavilhão da Bienal • 2º piso), às 11h e às 15h. A artista conta com a participação do músico Eduardo Brechó para tratamentos sonoros. 

Verifique a programação diária da #32bienal disponível nos balcões de atendimento para confirmar os dias de atividade.

Agendamento

As seções de Kalevala têm duração de 2 horas.

As seções serão realizadas com os visitantes da exposição via agendamento prévio nos dias marcados para a atividade.

O agendamento deve ser feito presencialmente no balcão de atendimento localizado em frente ao MAM - entrada principal da #32bienal.

Será respeitada a ordem de chegada dos visitantes para o agendamento.

A tolerância de espera do visitante agendado é de 10 minutos.

Em caso de não comparecimento ao local da obra no horário marcado, o próximo visitante agendado (lista de espera) será acionado via telefone.

Pré-requisitos para comparecer às seções de Kalevala

O visitante não pode estar sob influência de drogas ou álcool.

O visitante deve informar se tem ou já teve problemas cardíacos.

O visitante poderá estar trajando roupa íntima ou de banho durante o tratamento.

O visitante deve estar com aparelhos eletrônicos e celulares desligados.

A seção é individual, não sendo permitida a entrada de acompanhantes no espaço durante o tratamento.